sábado, 20 de dezembro de 2008

BÍBLIA esperança e consolação

"Tudo o que se escreveu no passado, é para o nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda concórdia mútua, seguindo Cristo Jesus, de modo que, num só coração e numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo" (Rom 15, 4-6).

de Salvador Medina

Neste tempo de tanta divisão e procura de alianças e convergências, de tanta violência e necessidade de justiça e paz, de tanto vazio e carência de sentido e espiritualidade, de tantas igrejas e tentativas de diálogo e ecumenismo, de tantas religiões e busca do sagrado e de Deus, de tantas notícias sensacionalistas e esperança de boas novas, verdadeiras e confiáveis, o cristianismo conta com todo o dinamismo histórico e contemplativo das Sagradas Escrituras. Com toda a força libertadora e consoladora revelada no êxodo e nas tradições históricas e proféticas de Israel, toda a tradição iluminadora e animadora dos livros da sabedoria e a inspiração orante e mística dos Salmos. Também, na plenitude dos tempos (cf. Gal 4,4), com a força e a luz da Palavra de Deus pronunciada em e por Jesus de Nazaré, o Emanuel (cf. Mt 1,23), experimentada, testemunhada e anunciada no movimento comunitário e missionário (Pablo Richard) dos seguidores e seguidoras desse mestre da Galiléia, e em todos os escritos inspirados que nasceram dessa caminhada de fé.

Se nós, Igreja de Jesus Cristo hoje, fossemos capazes de reconstruir a identidade das nossas origens e recuperar o dinamismo da Palavra das primeiras comunidades, então, a Palavra de Deus, a Bíblia, se tornaria, mais uma vez, fonte de mística e espiritualidade geradora de esperança e consolação para as multidões cansadas e abatidas, de resistência e libertação para as maiorias discriminadas e excluídas do banquete da vida, como também para o cosmo que geme agoniado pela violenta exploração a serviço do incontrolado progresso humano.

Espiritualidade Missionária

Uma espiritualidade missionária se enraíza na vida de Jesus, sua mensagem e prática missionária de consolação-libertação. Nela, mística, espiritualidade e missão aparecem intimamente integradas e profundamente inter-dependentes. Para descobri-la e assumi-la devemos entrar, guiados pelo Paráclito (cf. Jo 14, 15-18), na escola desse mestre-missionário, enviado de Deus Pai (cf. Jo 20, 21), aprender da sua mística contemplativa da realidade, da sua espiritualidade compassiva e da sua prática misericordiosa, libertadora e restauradora da vida.

Salvador Medina é sacerdote missionário da Consolata.


Fonte: Missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bíblia Sagrada Católica online