domingo, 30 de novembro de 2008

MILAGRES


OBJEÇÃO : Os católicos acreditam que os milagres acontecem em Lourdes, Fátima, etc., e aprovados pelas Comissões Internacionais de médicos e teólogos, testemunham a veracidade da Igreja Católica. Os "crentes" não lhes dão importância.

RESPOSTA : Na Bíblia, desde a vocação de Moisés, o milagre era tido pelos homens retos, como sinal da presença de Deus, da aprovação divina duma pessoa e da missão profética a ela confiada. Somente os orgulhosos e perversos não reconheciam este sinal de Deus. Daí a Bíblia louvar os que aceitavam e se alegravam com os milagres, e reprovar os endurecidos que não os aceitavam. Vejamos alguns exemplos da correta e incorreta atitude em face de milagres.

Em Ex 4,1-9 lemos, como Deus concebeu a Moisés ostentar 3 milagres diante do povo e do Faraó, como prova de ser ele enviado por Deus.

Atitude correta : Ex 4,31: "O povo acreditou, E ao ouvirem que Javé visitava os filhos de Israel,... inclinaram-se e o adoraram."

Atitude incorreta : Ex 7,13 : "O coração do faraó continuou endurecido, e não lhe deu atenção como Javé tinha predito." ( - e continuou endurecido apesar das 10 pragas com as quais foi castigado.)

I Reis 17 e 18 : O profeta Elias ressuscita o filho da viúva; e faz que o fogo do céu devore seu sacrifício, junto com o altar.

Atitude correta (da viúva): "Agora reconheço que és um homem de Deus e que a palavra de Javé é verdadeira em tua boca."

"Todo o povo, ao ver isto, prostrou-se com o rosto na terra, exclamando: - É Javé que é Deus! É Javé que é Deus!" (e agarraram os 450 falsos profetas, e Elias os matou; então cessou o flagelo da seca e veio a chuva.)


Atitude incorreta: I Reis 19,2: "Jezabel enviou um mensageiro a Elias, para dizer-lhe: "Que os deuses me façam tal coisa e pior, se amanhã, nesta hora, eu não fizer com tua vida, o que fizeste com a deles."
Nos Evangelhos Jesus cura os cegos, leprosos, paralíticos e ressuscita mortos.

Atitude correta (Jo 3,2): Nicodemos lhe disse: "Rabi, bem sabemos que és um mestre enviado por Deus, pois, ninguém seria capaz de fazer os milagres que tu fazes, se Deus não estivesse com ele."

Lc 7,16: Depois da ressurreição do jovem de Naim: "Cheios de temor louvavam a Deus com estas palavras: "Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo".

Jo 30,33: O cego curado respondeu: "Isto é espantoso! Ele me abriu os olhos e vós não sabeis donde ele vem! Sabemos que Deus não escuta aos pecadores. Mas Deus escuta a quem o serve com piedade e cumpre a sua vontade... Se este homem (Jesus) não fosse de Deus, nada poderia fazer!"

Atitude incorreta: Jo 9,28 e24: "Então os fariseus começaram a insultar o cego curado, dizendo: "Sejas tu discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos (da Bíblia) que Deus falou a Moisés. Quanto a Jesus, não sabemos de onde vem... Tu nasceste no pecado e pretendes ensinar a nós? E o expulsaram."

Jo 11,47-53: "Os sacerdotes-chefes e os fariseus reuniram o Conselho e discutiram:
"Que faremos? Este Jesus está fazendo muitos milagres... A partir desse dia resolveram matá-lo."

Mc 3,22: (Depois que Jesus tinha feito muitas curas e expulsado demônios, diziam: ) "Ele está possesso de Beelzebul. É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.

Na Igreja primitiva, Pedro e Paulo fizeram alguns milagres em nome de Jesus Cristo, - como narram os Atos dos Apóstolos, ( At 3,6-10; 5,12-16; 9,33-34; 9,40; 20,7-12; 28,3-6
etc.).

No nosso século XX a Igreja Católica manda com todo rigor científico examinar os milagres acontecidos em Lourdes e Fátima, pelas equipes de qualificados especialistas interconfessionais. Em Lourdes, por exemplo, de 1.200 curas milagrosas, reconhecidas como inexplicáveis por estas equipes médicas, a Comissão dos bispos aprovou apenas 65 como milagrosas. Tal é o rigor exigido pela Igreja!

Um dos poucos milagres permanentes, confirmados cientificamente, pode ser observado cada dia na Igreja de Lanciano na Itália, - onde no século VII, durante a Consagração, na Missa dum padre Basiliano, o pão e o vinho consagrados, mudaram-se visivelmente em Corpo e Sangue (de Jesus). Colocados num belo reliquiário, guardam-se frescos, sem se estragar, até hoje.

Em 1970 o bispo de Lanciano requisitou uma equipe de especialistas, de alto gabarito, para examinar estas relíquias. O veredicto era o seguinte:

"O pedaço da carne é verdadeira carne humana, tecido do miocárdio (coração), fresco, do grupo AB. Os 5 coágulos de sangue são verdadeiro sangue humano, do grupo AB, com diagrama de frescura como se fosse hoje tirado duma pessoa viva. Nota: O grupo sangüíneo AB é muito raro na sociedade em geral; mas 95 por cento dos judeus pertencem a este grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bíblia Sagrada Católica online