Aproximando-se da Igreja Católica


Aproximando-se da Igreja Católica

Aproximando-se da Igreja Católica pela primeira vez. 
O objetivo deste artigo é ajudá-lo a explorar pela primeira vez a Igreja Católica Romana. Entretanto, não intenciona fornecer uma exploração profunda da Igreja, mas simplesmente ajudá-lo a vencer a timidez inicial que todos nós sentimos quando começamos a investigar um novo grupo religioso.

Poder-se-ia dizer, antes de qualquer outra coisa, que você precisaria estar decidido à juntar-se aos católicos, uma vez que a Igreja quer que você tome essa decisão por livre vontade, após pesquisar, refletir e orar. Sua vontade de juntar-se à Igreja Católica deve ser livre de qualquer pressão externa, seja ela qual for, e você não precisa temer que isso aconteça. O verdadeiro processo de adesão está totalmente em suas mãos, não importando quanto tempo isso vá levar; o processo também pode variar bastante, mas será brevemente descrito até o final deste artigo.

Pode parecer estranho tomar a iniciativa de entrar numa assembléia de pessoas estranhas para você, mas se você tiver um semblante amigável, já estará na direção correta. Uma das formas mais simples de se aproximar da Igreja Católica é através de um amigo católico, caso conheça algum; peça, então, para que ele o acompanhe à Missa do domingo. A maioria dos católicos que conheço ficará muito feliz de levá-lo à Igreja e explicar a missa parte por parte. Este seu amigo também poderá apresentá-lo ao padre, caso você decida que gostaria de saber mais sobre a Igreja Católica.

Mas se você não tiver nenhum amigo católico, participar da Missa também é uma das melhores formas de se aproximar da Igreja; além disso, ir sozinho à Missa não é uma tarefa tão difícil assim. Muitos não-católicos experimentam uma certa quantidade de apreensão por estar indo à Igreja Católica, mas de fato não há nada a temer. Você será capaz de entender o que está sendo dito pelo celebrante e, além disso, você provavelmente não será o único não-católico ali presente. Muitos católicos são casados com não-católicos e muitos desses cônjuges vão à Igreja com sua esposa ou marido católico. Lá também poderá estar presente outras pessoas como você, algumas delas até participando da Missa há mais tempo e que ainda iniciarão suas investigações.

Você precisará selecionar a Igreja que deseja freqüentar. Geralmente, na entrada da igreja existe um quadro de avisos que lista as igrejas e os horários da Celebração Eucarística. Quando você escolher a igreja e o horário que deseja freqüentar, o ideal é que você chegue sempre 15 minutos antes do horário marcado. As igrejas católicas, como qualquer outra assembléia, ficam lotadas, entretanto a maioria dos paroquianos chegam à igreja cinco minutos antes de começar a Missa. Portanto, se você chegar em cima da hora, antes de conseguir entrar na igreja você terá que pedir licença para muita gente que estará de pé e dificilmente encontrará um lugar para se sentar.

Antes de prosseguir esta explicação, gostaria de dar uma breve sugestão: eu não sei de onde você veio, nem conheço a educação espiritual que você recebeu anteriormente, se é que teve alguma, mas quando você procura a Igreja Católica na verdade está procurando uma forma de glorificar a Deus nesta terra e na sua vida. Então, para que você possa compreender o que está procurando, eu sugiro que você convide a Deus a ajudá-lo. Se você era uma pessoa que não ia à igreja, não se preocupe, pois tudo o que você precisa dizer, em seu coração, é algo como "Meu querido Deus: ajude-me, por favor!".

A Missa ou Celebração Eucarística é o ponto central da adoração segundo a Igreja Católica Romana e é celebrada todos os dias! Antes do Concílio Vaticano II, a missa era celebrada em latim em todo o mundo. O católico poderia ir em qualquer igreja, em qualquer lugar do mundo, e a Missa seria celebrada da mesma forma, de maneira que se sabia o que estava ocorrendo e o que se devia fazer. Atualmente, a Missa é celebrada na língua do lugar, mas a forma da celebração, como é uniforme em todo o mundo, permite ainda que se identifique em que parte da liturgia se está, mesmo quando não se entende a linguagem da celebração. À cada dia do ano em que a Eucaristia é celebrada, existem partes fixas e outras partes móveis. As partes móveis são as leituras do Antigo Testamento, Salmos e Novo Testamento. Conforme vão passando os dias e os tempos litúrgicos da Igreja, as leituras e também os ensinamentos permanecem mantendo a sua variedade e vigor.

Uma vez dentro da igreja, é possível que exista uma pequena fonte de água no corredor ou na entrada do templo. Trata-se de água benta, abençoada durante as celebrações da Páscoa e usada durante o decorrer do ano para os batismos, para as bênçãos sacerdotais e para os católicos se abençoarem assim que entrem ou saiam da igreja ou em outros momentos; mergulha-se um dedo na água benta e faz-se o sinal da cruz. Alguns católicos levam um pouco desta água para suas casas e a usam numa pequena fonte colocada na entrada principal de seus lares. Embora eu descreva a água benta como fonte de bênção para você, é evidente que você não precisa seguir estas recomendações e também pode estar certo de que ninguém notará.

A bênção é algo bem simples e, embora seja diretamente associada aos católicos, qualquer cristão pode usá-la. Você junta o polegar com os primeiros dois dedos da mão direita e toca com eles a sua testa, dizendo: "Em nome do Pai"; toca então o seu peito e diz: "e do Filho"; e toca cada um dos seus ombros e diz: "E do Espírito Santo". Por fim, diz: "Amém".

Quando os católicos entram em suas igrejas e chegam ao lugar onde se sentarão, geralmente olham para o altar e dobram o joelho esquerdo (genuflexão) em virtude da presença de Cristo no Santíssimo Sacramento, guardado no tabernáculo do altar. Às vezes, porém, pode estar em algum dos altares laterais. Se você tiver chegado bem antes do início da Missa - como já indiquei - ou se estiver na companhia de algum amigo, simplesmente sente-se e sinta-se à vontade.

Provavelmente você irá reparar na existência de folhetos ou livretos contendo o roteiro da Missa e os cânticos (missal) sobre uma mesa na entrada da Igreja ou no próprio banco. Encontrar previamente os cânticos anunciados torna a tarefa mais fácil; você também pode pedir para que alguém os indique pois localizá-los durante a Missa pode ser mais complicado. Também, a princípio, pode ser melhor sentar-se nos últimos bancos para ver o que está ocorrendo à sua volta. Muitos católicos já memorizaram as partes fixas da Missa e apenas usam o missal para as leituras, salmos e evangelho quando estão sendo lidos pelos leitores e/ou celebrante.

Como a Missa começa com a entrada do celebrante, a congregação estará de pé. A partir desse momento a comunidade poderá permanecer em pé, sentar-se, ajoelhar-se e recitar as orações de acordo com as variâncias existentes na celebração. Não é difícil seguir os movimentos dos outros se você quiser fazê-lo. Basta aguardar um momento para ver o que todos estão fazendo e fazer o mesmo.

Recentemente levei um amigo não católico à uma Missa que estava sendo celebrada ao meio-dia na matriz. Ele se sentia um pouco nervoso até o exato (e bom) momento em que que todos começaram a rezar o Pai Nosso (a Oração do Senhor). O celebrante então convidou a todos a ofertarem uns aos outros um sinal de paz, mas eu me esqueci de avisar ao meu amigo e ele ficou um tanto abalado até perceber que a oferta da comunidade era simplesmente um cumprimento; então ele abriu um grande sorriso e passou a dizer uma grande quantidade de "A paz esteja contigo" e, através desse simples gesto, decidiu juntar-se à Igreja.

Logo após o sinal da paz, você perceberá que muitos se levantam e se dirigem pelos corredores ao altar onde recebem a comunhão. A comunhão é um pequeno pão que tem a forma circular (hóstia) e que é dada pelo sacerdote ou ministro da eucaristia àqueles que se aproximam. Em algumas igrejas você pode perceber que essas pessoas, após receberem o pão, se dirigem a um outro ministro do qual recebem um pequeno copo e o bebe ou mergulham a hóstia num cálice e a consome em seguida.

Este momento da comunhão é um momento solene para os católicos porque eles crêem que nesse instante estão recebendo o verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo sob as espécies de Pão e Vinho. Durante esse momento, você deve permanecer em seu banco, sentado ou ajoelhado, mas não deve ainda receber a comunhão.

Após todos receberem a comunhão, o sacerdote retornará para o altar e limpará os objetos usados. Isto leva alguns poucos minutos e logo as orações finais da Missa serão proclamadas; então a comunidade é dispensada com uma Bênção Final.

Caso você decida conhecer mais sobre a Igreja Católica Romana, basta ligar para a secretaria da Igreja Católica mais próxima da sua casa e pedir para falar com o padre. Se acaso ele não puder atendê-lo no momento, explique para a pessoa que atendeu ao seu telefonema que você está interessado em conhecer mais sobre a Igreja Católica e ela será capaz de ajudá-lo.

Quando um adulto resolve juntar-se à Igreja Católica, ele passa por um processo chamado "Rito da Iniciação Cristã de Adultos". Este rito é um processo gradual que pode ser adaptados para as necessidades de uma certa pessoa; iniciar tal procedimento, contudo, não é uma obrigação. Em geral, os novos membros (catecúmenos) que decidam prosseguir são recebidos oficialmente pela Igreja durante a Vigília Pascal do Sábado Santo.

Para encerrar, gostaria de relembrar uma história sobre um velho lavrador que ouvi algum tempo atrás. Esse homem trabalhou para uma família católica por muitos anos. Quando a família ia à igreja, aos domingos, ela convidava o lavrador e ele ia. Mesmo assim, durante todos esses anos, o lavrador não mostrava qualquer inclinação de vir a ser um católico. Finalmente, quando ele estava no leito de morte, pediu para ver um padre e, quando o padre chegou, o velho lavrador perguntou se era possível ainda tornar-se católico. O padre fez a investigação necessária e ele foi batizado e recebido na Igreja. A boa família para quem este homem trabalhou ficou impressionada por tudo isto e, antes que morresse, um dos membros da família perguntou porque ele havia esperado tanto para se juntar à Igreja. A resposta do velho lavrador foi bem simples: "Ninguém tinha me convidado a ser católico".

Tendo o exemplo acima em mente, peço o favor de aceitar o meu convite: após ler este artigo, venha e descubra o que é a Igreja Católica. Se você gostar do que irá ver, o resto será entre você e Deus.

Que Deus o abençoe e saiba que você está em nossas preces!

Autor: Willian J. Bradley
Fonte: Leaflets of Faith
Tradução: Carlos Martins Nabeto

Bíblia Sagrada Católica online