sábado, 29 de novembro de 2008

VIRGINDADE DE MARIA



OBJEÇÃO: Os católicos ensinam que Maria ficou sempre virgem. Porém, em vários lugares da Bíblia (por ex. Mc 3,31-32) lemos de irmãos de Jesus. Portanto Maria devia ter outros filhos, além de Jesus !

RESPOSTA : Na linguagem bíblica, "irmão" é freqüentemente usado em lugar de primo, sobrinho, tio, parente. Por ex. em Gen 13,8 Abraão diz a Ló: "Somos irmãos," - enquanto de Gen 11,27-31 consta claramente que Ló era filho de Aran - irmão de Abraão, portanto seu sobrinho.

Também Labão, em Gen 29,15 fala a Jacó: "Por seres meu irmão, servi-me de graça?"- Mas em Gen 27,43 e 29,19-11 - Labão é declarado irmão de Rebeca, mãe de Jacó, e tio dele.

b ) Os evangelistas Mateus e Marcos, (em Mt 13,55 e Mc 6,3) enumeram como "irmãos de Jesus": Tiago, José, Judas Simão: Porém, na cena da crucificação de Jesus, João Evangelista coloca debaixo da cruz: "Sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena". Enquanto Marcos acrescenta, que esta outra Maria (irmã da Mãe de Jesus) era mãe de Tiago, o Menor, e de José. Estes últimos eram portanto sobrinhos de Maria Santíssima, e primos de Jesus (Jo 19,25 e Mc 15,40). Ora, Judas (Tadeu) Apóstolo, declara-se, no início de sua carta apostólica (Jd 1,1) "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago". O mesmo se dá com Simão Apóstolo.


c ) Alguns "crentes" teimam tirar uma conclusão (errado!) de que Maria - depois da concepção virginal do Salvador - tinha relações e outros filhos com José, os três seguintes textos bíblicos:

1o. Mt 1,18: "Maria, sua Mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, ela concebeu por virtude do Espírito Santo". RESPOSTA: "Antes de coabitarem" significa apenas : "Antes de morarem juntos na mesma casa". Isso aconteceu, quando "José fez como o anjo do Senhor havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa (Maria)" (Mt 1,24).

2o. Lc 2,7: "Maria deu à luz o seu filho primogênito". EXPLICAÇÃO : É errado concluir, que devia seguir o segundo ou mais filhos. A lei mosaica exige: "Consagrar-me-ás todo o primogênito (primeiro gerado) entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu". (Ex 13,2). Também, quando o primogênito era filho único. Um exemplo: No Egito foi encontrada uma inscrição judaica. "Arisoné entre as dores do parto morreu, ao dar à luz seu filho primogênito."

3o. Mt 1,25: (Só em algumas traduções) "José não concebeu Maria (= não teve relações com ela) até que ela desse à luz um filho (Jesus)". EXPLICAÇÃO: Seria errado insinuar, que depois daquele "até" José devia "conhecer" Maria. "Até " na linguagem bíblica refere-se apenas ao passado. Exemplo: "Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte" (II Sm 6,23).

d ) Como fidelíssimo observador da Lei de Moisés, Jesus não podia, na hora de sua morte na cruz, confiar sua Mãe a João Apóstolo (Jo 19,26) mas devia a tê-la confiado ao filho mais idoso dela, se ela de fato os tivesse.

e ) Por isso, o Símbolo dos Apóstolos, que é mais antigo do que o Cânon dos Livros Sagrados, reza: "Nasceu da Virgem Maria". = no sentido de Sto. Agostinho: "Virgem concebeu, Virgem deu à luz, Virgem permaneceu".

Consequentemente, os "Irmãos" (primos, parentes) de Jesus, tão freqüentemente mencionados nos escritos do Novo Testamento, nunca são chamados filhos de Maria, nem filhos de José, confirmando a tradição apostólica.

f ) Até os Muçulmanos, nos seus livros sagrados, veneram a Mãe de Jesus como Virgem.

Por tanto, a acusação contra a virgindade de Maria, Mãe de Jesus, demonstra apenas a ignorância ou malícia dos acusadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bíblia Sagrada Católica online